Gradiente-PNG-Peq-Header

Tipos de ultrassom gestacional

ultrassom gestacional é um  exame realizado para acompanhamento da gravidez e do desenvolvimento do feto. A família inteira aguarda ansiosamente a realização do exame principalmente para saber o sexo do bebê. Mas você conhece a importância do ultrassom e quais são os recomendados para realizar? Antes, precisamos entender o que é Ultrassom

O Ultrassom é um exame de imagem não invasivo, que utiliza ondas sonoras para produzir imagens dos órgãos ou fluxo sanguíneo. No pré-natal, por exemplo, vemos em tempo real as imagens do feto, placenta e bolsa das águas. Assim podemos acompanhar a evolução da gestação, saúde do feto e da mamãe.

Imagem arquivo Sanclin

Quais são os principais tipos de ultrassom gestacional?

A gestação é dividida em três trimestres. O primeiro vai da 1ª a 13ª semana; o segundo, da 14ª a 26ª; e, o terceiro, da 27ª a 40ª. Assim, os tipos de ultrassom na gravidez variam conforme o período gestacional, sendo possível realizar um ou mais por trimestre. Confira!

Ultrassom transvaginal

No ultrassom transvaginal , o transdutor é introduzido na vagina. O exame serve para determinar o tempo de gestação de maneira precisa. Determinar a idade gestacional pelo ultrassom é necessário para avaliar o crescimento fetal adequadamente.

E tem mais: precisar o tempo de gestação ainda ajuda a estimar a data provável do parto. Dessa forma, reduz o risco de indução por gestação prolongada.

Além disso, o exame permite visualizar se se trata de uma gestação única ou gemelar. E, também, a avaliar se o feto está alojado no útero.

Porém, é preciso aguardar 5 semanas para que seja possível visualizar o saco gestacional. Assim, o exame só é feito a partir da 5ª semana. Já em casos de descobertas tardias, recomenda-se realizá-lo, no máximo, em até 24 semanas.

Ultrassom para transluscência nucal

O ultrassom para translucência nucal pode ser feito por meio da introdução do transdutor na vagina ou deslizando-o sobre a barriga. Ele serve para medir a quantidade de líquido na nuca do bebê.

Esse tipo de ultrassom gestacional ajuda a prever a possibilidade de ele nascer com alguma anomalia cromossômica. O exame precisa ser feito entre a 11ª e a 14ª semana, ainda no primeiro trimestre. Passado esse período, o volume de líquido na nuca do feto se altera, impossibilitando sua realização.

Ultrassom morfológico

O ultrassom morfológico é feito com o indutor sobre a barriga. Usado para avaliar a anatomia, permite a detecção de malformações nas mãos e pés, assim como na face e em estruturas internas.

Além disso, é nesse ultrassom gestacional que é, quase sempre, revelado o sexo do bebê. Ele pode ser feito entre a 20ª e a 24 semana, entre o quinto e o sexto mês.

Outros tipos de ultrassom gestacional

Ainda que a indicação de ultrassonografias tardias não seja comum, isso pode ocorrer. Em gestações de alto risco ou casos que levantem alguma suspeita clínica, elas permitem uma revisão sistemática, ajudando a avaliar as características do feto e/ou da gestação em si.

ultrassom obstétrico, realizado entre a 28ª e 32ª semana, por exemplo, serve para observar a placenta. A detecção de placenta prévia, com obstrução do colo do útero, pode ser um indicativo para cesárea.

Os ultrassons 3D ou 4D, por sua vez, não são fundamentais na assistência pré-natal, mas vistos como complementares. Graças à boa qualidade das imagens geradas, permite detectar malformações no rosto, como a fenda labial. Quando solicitados, indica-se realizá-los após a 34ª semana, entre o oitavo e o nono mês.

Vale destacar que as ultrassonografias servem para alertar para situações em que a criança possa nascer com alguma malformação. Mesmo que esse conhecimento não gere nenhuma mudança na conduta clínica, é um direito dos pais decidirem se querem, ou não, ser avisados sobre possíveis complicações.

Na Sanclin você conta com a Ultrassonografia para acompanhar o desenvolvimento do seu bebê.

 

E, além disso, você tem alta tecnologia em nossos equipamentos, equipe qualificada para lhe atender além de conforto e segurança para você na realização do seu exame

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.