Gradiente-PNG-Peq-Header

O que é Tomografia Computadorizada?

tomografia computadorizada é um método de exame onde as imagens são geradas a partir de um tubo de Raios-X que gira em torno do paciente enquanto a mesa se desloca. As imagens geradas representam fatias do corpo humano e são processadas por um complexo sistema de computadores.

Rápido e indolor, a realização do exame costuma durar entre 1 e 15 minutos e é indicado para todas as idades. Pela tomografia computadorizada é possível visualizar alterações que não conseguem ser captadas por uma radiografia comum como tumores, fraturas, obstruções circulatórias, problemas no tecido, entre outros.

Para que serve a Tomografia?

Esse exame tem a finalidade de explorar através de imagens de alta resolução várias partes do corpo: ossos, cérebro, rins, fígado, pâncreas, pulmões, ovários, vias biliares e pleura.

tomografia é muito útil no diagnóstico de doenças, como: acidentes vasculares cerebrais (AVC), embolia pulmonar, pneumonia, aneurismas, edema cerebral, derrame pleural, fraturas, hemorragias e entre outros. Devido ao grande poder de detalhamento, são capazes de detectar nódulos ainda pequenos que, mais tarde, podem se tornar tumores.

Tipos de Tomografia

A tomografia pode explorar muitas partes do corpo e é capaz de realizar diagnósticos de várias doenças e alterações em setores do organismo, sendo a maneira mais eficaz e detalhada para isso.

Angiotomografia Coronariana

Mostra a anatomia dos vasos presentes na região cardíaca, ou seja, as coronárias em imagens de alta resolução, sendo importante para diagnosticar obstruções e doenças.

Sua indicação é para pacientes com doenças cardíacas ou suspeitas de calcificação coronariana.

O cardiologista pode solicitar o exame, ainda, para avaliação do stent após a dilatação realizada no cateterismo e angioplastia.

A angiotomografia coronariana é usada, também, durante emergências, pois permite uma avaliação detalhada em minutos, principalmente quando o tomógrafo utilizado conta com muitos detectores.

Tomografia com contraste 

Com o uso do contraste, as imagens obtidas pela tomografia ficam ainda mais nítidas. O composto pode ser ingerido tanto por via oral quanto por via intravenosa. Os tecidos absorvem esse contraste e isso facilita observar problemas em regiões vascularizadas (por exemplo, um tumor), além de alterações no crânio, coluna, abdome e articulações.

O contraste é a base de iodo e caso o paciente tenha sensibilidade ou alergia a iodo ou mariscos do mar, deve informar ao médico e preencher corretamente o questionário que será entregue antes da realização do exame, para que não haja complicações ao aplicar o produto.

Tomografia do tórax

É um tipo de tomografia que auxilia no diagnóstico de doenças pulmonares e da caixa torácica, região onde fica também o coração. Por isso, também é possível observar anormalidades e doenças cardiovasculares. 

Dentre as doenças, podem ser diagnosticadas por meio dessa tomografia:

  • Pneumonia;
  • Embolia Pulmonar;
  • Asma;
  • Tuberculose;
  • Tumores benignos e malignos;
  • Aneurisma;
  • Hipertensão Pulmonar;
  • Tumores mediastinais (que ocorrem na região do mediastino).

Tomografia da coluna 

A tomografia da coluna tem a finalidade de examinar ossos, articulações e tecidos moles da coluna lombar. Com o exame, é possível identificar a presença de tumores, ferimentos, infecções, hérnia e outras complicações.

É necessário que o paciente relate na clínica que irá realizar o exame se possui alguma doença renal.

Tomografia de crânio 

Essa tomografia tem como objetivo analisar a região do cérebro e caixa craniana. Pode diagnosticar doenças vasculares, como: Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismo Craniano Encefálico (TCE), tumores, hidrocefalia, fratura e malformações. 

Na Sanclin você conta com o equipamento de tomografia computadorizada que é líder no segmento no que diz respeito a diagnóstico por imagem. O equipamento de fabricação americana possui inúmeras funcionalidades que trazem um diferencial no atendimento ao paciente.

O Multi Slice CT660 permite a diminuição na emissão de radiação em cerca de 40% a 50%, em relação a outras máquinas que tem a mesma funcionalidade. Este equipamento possibilita ainda a realização de angiocoronariografias com reconstrução 3D.

É o melhor aparelho de tomografia da cidade, com 128 canais que realiza todos os tipos de exames.

 Marque seu exame na Sanclin. Aqui você encontra uma equipe capacitada e equipamentos de última geração para realizar exames com todo o conforto e agilidade que você merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.