É comum as mulheres terem dúvidas sobre quando marcar uma consulta com ginecologista. Apesar de nem todas se sentirem à vontade em serem examinadas, a consulta ginecológica é essencial para a manutenção da saúde feminina, de forma a diagnosticar e prevenir doenças do sistema reprodutor e infecções sexualmente transmissíveis.

Ginecologista: saiba mais sobre essa área da medicina

Para que esse momento seja mais tranquilo para você, escolha um médico que seja de sua confiança e não deixe de tirar as dúvidas que possam surgir.

O(a) ginecologista é o(a) profissional especializado em saúde reprodutiva feminina

Isso quer dizer, então, que ele(a) é responsável por cuidar de todos os aspectos do corpo que tenham a ver com sua capacidade para engravidar, incluindo vagina, útero, ovários, trompas, mamas etc.

O ideal é que, a partir da primeira menstruação, as consultas aconteçam pelo menos uma vez ao ano, quando o médico poderá orientar sobre métodos contraceptivos, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, etc.

A solicitação de exames depende da idade, fatores de risco, se já foram identificadas alterações (acompanhamento) e de eventuais queixas da paciente.

Sinais comuns que a mulher deve procurar um ginecologista

Caso você já tenha começado a menstruar há muito tempo e nunca tenha procurado por um ginecologista, existem alguns sinais que podem te ajudar:

Consulta com ginecologista: como são os procedimentos

  • Menstruação atrasada
  • Corrimento amarelo ou com mau cheiro
  • Sangramento fora da menstruação
  • Dor durante a relação sexual
  • Dor ao urinar

Nunca tire as conclusões por contra própria, ou por meio de artigos e informações de terceiros. A melhor maneira de saber qual é a periodicidade das suas consultas é conversar com o especialista e, com isso, obter um tratamento individualizado e apropriado para o seu caso.

No mais, não se esqueça de procurar por um (a) profissional capacitado e de confiança, e nunca deixe de se cuidar!

Agendamentos para sua consulta com ginecologista: (93) 99131-0495

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.