O exame de densitometria corpo inteiro é considerado o melhor método para análise da composição corporal, pois avalia, de forma rápida e precisa:
É um exame indolor, realizado com o paciente deitado em uma mesa, completamente aberta, que se move enquanto o aparelho realiza as medições.
É importante enfatizar que as doses de radiação são baixíssimas, equivalentes a 2h de exposição solar.
Este exame é importante no acompanhamento de pacientes com sobrepeso ou obesos, diabéticos, pessoas que realizam exercícios físicos intensos, portadores de distúrbios alimentares como anorexia e bulimia, e no caso de doenças crônicas que comprometam a massa muscular.
A Densitometria de corpo inteiro demonstra de forma clara a distribuição da gordura corporal, ou seja, se há predomínio da gordura androide ou ginoide.
A gordura androide se distribui ao redor do abdome, em forma de maçã, e está relacionada ao maior risco de diabetes tipo 2, aumento do colesterol triglicérides, hipertensão arterial, doenças coronarianas e tromboembólicas.
A gordura ginoide ou em forma de pera, que se concentram nas nádegas, coxas e quadris e se relaciona a um menor risco de complicações metabólicas, associando se mais a problemas circulatórios, como varizes e também a sobrecarga dos joelhos.
A medida da massa muscular também é de extrema importância no acompanhamento de atletas, e na identificação da sarcopenia, que é a redução da massa muscular, levando à fraqueza muscular e incapacidade física, que pode ocorrer em pessoas idosas e doenças debilitantes.
O aumento do tecido adiposo visceral, a gordura entre as vísceras, que é um tipo de gordura androide, está intimamente ligada ao risco cardiovascular e síndrome metabólica.
Na Sanclin você conta com os melhores equipamentos da região e equipe qualificada para lhe atender.
MEDICINA – EXAMES DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM – ODONTOLOGIA
MEDICINA – EXAMES DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM – ODONTOLOGIA
Copyright ©2021 Sanclin. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fina Estampa