A infância é uma das fases determinantes da vida de uma pessoa. Nesse período, o cuidado com a saúde determina não apenas uma infância saudável, mas também o bem estar da vida adulta e uma maior longevidade, com boa qualidade de vida.

A Pediatria é a área da Medicina que trata desde o concepto até o adolescente. Na verdade, cada vez mais o pediatra se vê envolvido com as famílias mesmo antes da concepção: no aconselhamento genético.

Muitas crianças, por falta de conhecimento ou tempo dos pais, só vão à consulta médica em decorrência de sintomas de doenças, passando muitas vezes alheias ao que se tem de mais importante nesta faixa da vida, que é a prevenção primária da saúde através de vacinações e orientações para hábitos de vida saudáveis.

Tais questões podem ser resolvidas se os pais se preocuparem em levar seus filhos regularmente às consultas com o pediatra para avaliar seu crescimento e desenvolvimento

 

 

A função do pediatra, muito mais do que tratar a doença, é acompanhar o desenvolvimento da criança. Por isso, as consultas, em geral, são mais demoradas e servem para os pais tirarem dúvidas e receberem orientações sobre alimentação, sono, vacinas, prevenção de doenças e acidentes, educação dos filhos etc..

A regularidade das consultas vai garantir que a criança se desenvolva da melhor maneira possível. 

O especialista irá acompanhar juntamente com os pais como está o desenvolvimento do recém-nascido, verificando se a amamentação está ocorrendo bem, se o bebê está ganhando peso e se apresenta algum sinal de icterícia (uma cor amarelada da pele e dos olhos, causada pelo excesso de bilirrubina no sangue). 

Dos 3 aos 5 anos de idade, a importância do pediatra é retratada nas consultas, que geralmente acontecem de três em três meses ou duas vezes por ano, analisando o desenvolvimento infantil e ajudando a prevenir ou tratar doenças comuns deste período, como problemas respiratórios e alergias.

Dos 6 a 10 anos de idade, a importância do pediatra tem a ver com o acompanhamento das mudanças físicas das crianças e do desenvolvimento intelectual, já que eles passam a frequentar a escola, iniciando a socialização e a alfabetização. Além de incluir uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.